quarta-feira, 28 de julho de 2010

Flores que encantam

Meninas sou uma mulher apaixonada pela natureza, plantas, folhas e flores me encantam, mas ultimamente tenho falado pouco delas aqui no nosso cantinho e por isso fiz o post de hoje pois estou em divida com o tema que tanto amo.  A algum tempo uma árvore tem chamado a minha atenção e dela que vou falar com vocês.
O post de hoje é totalmente dedicado ao Manacá da Serra uma árvore de muita beleza devido a suas lindas flores  e coloridas é impossivel não contemplar essa maravilha!!



















Foto: Manacá no quintal da minha irmã
        Nome Popular: Manacá-da-serra, Manacá-    da-serra-anão, Cuipeúna, Jacatirão
       Família: Melastomataceae
       Divisão: Angiospermae
       Origem: Brasil
       Ciclo de Vida: Perene


O manacá-da-serra é uma árvore semi-decídua nativa da mata atlântica, que se popularizou rapidamente no paisagismo devido ao seu florescimento espetacular. Seu porte é baixo a médio, atingindo de 6 a 12 m de altura e cerca de 25 cm de diâmetro de tronco. As folhas são lanceoladas, pilosas, verde-escuras e com nervuras longitudinais paralelas. As flores apresentam-se solitárias e são grandes, vistosas e duráveis. Elas desabrocham com a cor branca e gradativamente vão tornando-se violáceas, passando pelo rosa. Esta particularidade faz com que na mesma planta sejam observadas flores de três cores. A floração ocorre no verão e a frutificação no outono.
O manacá-da-serra é uma excelente opção para o paisagismo urbano, pois não apresenta raízes agressivas, permitindo seu plantio em diversos espaços, desde isolado em calçadas, até em pequenos bosques em grandes parques públicos. Seu crescimento é rápido e além da árvore, encontra-se disponível no mercado uma variedade anã, o manacá-da-serra-anão. Esta variedade, conhecida como 'Nana', alcança de 2 a 3 m de altura e é mais precoce, iniciando a floração com menos de meio metro. Com seu porte arbustivo, ela é apropriada para o uso isolado ou em grupos e renques. Sua floração ocorre no inverno, ao contrário da forma arbórea típica. Também pode ser conduzida em vasos.
O manacá deve ser cultivado sob sol pleno, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente por pelo menos um ano após o plantio no local definitivo. Planta característica de clima tropical úmido, é tolerante ao clima ameno das regiões subtropicais. Multiplica-se por sementes, estacas e alporques. A variedade 'Nana' (manacá-da-serra-anão) só pode ser multiplicada por estaquia e alporquia, pois os descendentes oriundos de sementes, podem não apresentar as características típicas desta variedade e atingir o porte arbóreo.

Observação: As flores abrem-se na cor branca, no dia seguinte ficam lilases e no terceiro dia assumem a cor rosa, antes que as pétalas se desprendam.




Mais algumas imagens do Manacá

Foto Mauro Guanandi









5 comentários:

  1. olá Drika1 passei para te avisar que tem um selinho no meu blog para você, vai lá pegar.
    Beijokas MISTURA DO LAR

    ResponderExcluir
  2. Oi Drika,
    Vim conhecer seu cantinho!
    Menina, essa árvore é linda. Minha mãe plantou uma na calçada em frente sua casa e já apareceu umas florzinhas. Achei sensacional isso de mudar de cor. Super fofa!!
    Obrigada pela visita ao meu apê. Apareça!!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Oi Drika!
    Adoro essa planta, me lembra a minha infância... Chamava essas árvores de romeu e julieta...
    Bj

    ResponderExcluir
  4. Ola Drika !!
    Lindos estes manacas...
    Obrigada pela visitinha..
    Bjinhs
    Luli

    ResponderExcluir
  5. Lindooooooooooooooo, amo manacás!!!

    ResponderExcluir